sexta-feira, 28 de março de 2014

Operários do Minha Casa Minha Vida também sonham com a casa própria

Trabalhadores que atuam nas obras se inscreverão no maior programa habitacional da história lemense.

O sonho da casa própria também move alguns dos operários que atuam nas obras do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. Das quase 100 pessoas que atualmente trabalham na construção das mil casas populares, 16 são de Leme e deles é possível conhecer exemplos de gente que busca a casa própria. E mais, que pode estar trabalhando na futura moradia.
Os irmãos lemenses Antonio Adriano Godoi, 34, e Mauricio Aparecido Godoi, 36, são dois que irão se inscrever. O primeiro trabalha como servente, é amasiado há 21 anos e pai de cinco filhos. Como sempre pagou aluguel, vê na possibilidade de ser contemplado pelo Minha Casa Minha Vida uma realização de vida. “Espero conseguir finalmente morar na minha própria residência, com minha mulher e meus filhos”, comentou.
O pedreiro Maurício deseja o mesmo. Casado e como ele mesmo se define, “nascido e criado em Leme”, está feliz por ter conseguido emprego e pela possibilidade de ver crescer, de perto, uma esperança de futuro. “A gente até trabalha mais contente sabendo que aqui pode estar nossa casa, nossa chance de sair do aluguel”, destaca. Ambos foram contratados há pouco mais de dois meses pela Mello Engenharia, empreiteira responsável pelas obras.
Para detalhar o processo de inscrição do Programa Minha Casa Minha Vida, o Governo de Leme promoverá um evento explicativo no próximo dia 8 de abril, às 17h, no Estádio Municipal “Bruno Lazzarini”. Na ocasião, haverá também distribuição de cartilhas explicativas, com todas as informações pertinentes sobre o processo de aquisição das casas populares.

Minha Casa Minha Vida em Leme
O Programa Federal Minha Casa Minha trará para Leme quase duas mil moradias populares. Serão 1598 casas destinadas às famílias com renda de até R$ 1.600,00, integrantes da faixa 1 do programa, e outras 400 moradias para famílias com renda de R$ 1.600,00 a R$ 3.100,00 (faixa 2). A primeira etapa das obras engloba mil unidades, que já estão sendo construídas em ritmo acelerado no Jardim Empyreo.

Déficit habitacional será reduzido em 20% nesta etapa
Dados constantes do cadastro realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que teve como objetivo avaliar o déficit habitacional quantitativo no município de Leme, com relação às habitações de interesse social, revelam que seria necessário construir cinco mil novas moradias populares. Com as mil casas desta etapa, o déficit habitacional lemense será reduzido em 20%.
O município tem também 7.480 pessoas registradas no CadÚnico – Cadastro Único. Além disso, 4.690 pessoas são beneficiárias do Programa Bolsa Família, e, portanto, alocadas na faixa de renda preconizada pelo Minha Casa Minha Vida (faixa 1). Desta forma, o empreendimento composto por mil unidades habitacionais terá alocado uma população estimada de 3.300 pessoas, considerando, em média, 3,27 pessoas por família em cada unidade habitacional, dos mais variados perfis profissionais e faixas etárias.

Blog informativo
Para esclarecer dúvidas e informar a população sobre as obras, inscrições e critérios de seleção do programa, já está no ar o blog informativo do Minha Casa Minha Vida. O novo canal de comunicação pode ser acessado pelo link www.minhacasaminhavidaleme2014.blogspot.com.br, ou no campo “Minha Casa Minha Vida”, disponível no site da Prefeitura (www.leme.sp.gov.br). O decreto oficial de 15 de março, que estabelece os atributos e critérios para o processo de inscrição, seleção, classificação e habilitação de interessados na aquisição das unidades habitacionais, também está disponível no site da Prefeitura e pode ser acessado pelo link http://www.leme.sp.gov.br/fiscrendas/imprensa_oficial/io_2188_15_03_2014.pdf.Já as fotos do andamento das obras também estão disponíveis no Flickr do Governo de Leme (http://www.flickr.com/photos/governodeleme/sets/72157642212049973/).

Irmãos Antonio Adriano Godoi e Mauricio Aparecido Godoi podem estar trabalhando na futura moradia.

Antonio Adriano Godoi e Mauricio Aparecido Godoi trabalham no Minha Casa Minha Vida e irão se inscrever no programa.

Daniel Cunha/Secom
Governo de Leme na rede social
Facebook: Prefeitura de Leme
Twitter: @Governodeleme
YouTube: Prefeitura Leme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! (Sujeito a aprovação)